Morihei Ueshiba - O guerreiro da paz

De temperamento inquieto mas com grandes tendências humanitárias, Morihei sempre se empenhou e participou de movimentos por interesses das pessoas mais desprovidas. Em 1912 agora com 29 anos, liderou em sua cidade um grupo de aproximadamente 80 pessoas, voluntários desempregados recrutados pelo governo para colonizarem as terras subdesenvolvidas de Hokkaidô á noroeste do Japão. Foi já em Hokkaidô que Morihei encontrou pela primeira vez Sokaku Taqueda, o qual o influenciaria profundamente em sua vida.

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Miyamoto Musashi - guerreiro lendário

Miyamoto Musashi foi o mais famoso samurai da história do Japão. Sua história é muito conhecida pelos japoneses, e seu nome chega a ser um mito.
Musashi destacou-se por sua força e habilidade descomunais. Criou o estilo de esgrima com duas espadas (Niten-Ichi), uma em cada mão, e escreveu o livro Gorin-No-Sho (O Livro dos Cinco Anéis), sobre a arte da espada e estratégias marciais.
Musashi foi um dos poucos samurais que se destacaram em períodos de paz.

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08/11/2009

SENSEI MORIHEI UESHIBA : O GRANDE MESTRE DO AIKIDO


De temperamento inquieto mas com grandes tendências humanitárias, Morihei sempre se empenhou e participou de movimentos por interesses das pessoas mais desprovidas. Em 1912 agora com 29 anos, liderou em sua cidade um grupo de aproximadamente 80 pessoas, voluntários desempregados recrutados pelo governo para colonizarem as terras subdesenvolvidas de Hokkaidô á noroeste do Japão. Foi já em Hokkaidô que Morihei encontrou pela primeira vez Sokaku Taqueda, o qual o influenciaria profundamente em sua vida.
Sokaku Taqueda (1860-1943)

Sokaku Taqueda filho de Sokishi um grande campeão de Sumo do clã Aizu, aprendeu Jujutsu com seu pai , e foi escolhido por Tanomo Saigo para ser o sucessor da arte do Aikijiujitsu.

O Aikijiujitsu na verdade foi desenvolvido por Minamoto Yoshimitsu , descendente em 6° grau do imperador Seiwa no século XI . É bem provável que Yoshimitsu e seu irmão somente aperfeiçoaram as técnicas de guerra que a muito eram empregadas em seu clã.

Em meados do século XVI o Japão vivia em constantes conflitos entre os Daimyos (senhores feudais) aliados e inimigos do Shogun ( governo militar ). Em 1600 Ieyasu Tokugawa venceu a batalha de Sekigahara e estabeleceu seu Bakufu (governo militar) em Edo hoje a cidade de Tóquio.

Ieyasu Tokugawa havia perdido a disputa que travara com Takeda Shingen chefe militar da família Takeda , que só foi derrotado com o uso de uma arma de fogo . Takeda Shingen que ficou muito ferido determinou a Takeda Kunitsugu para transmitir a herança da família Takeda a seu aliado Ashima Moriuji que era governador do estado de Aizu. Foi desta forma que o Aikijiujitsu passou a ser ensinado a uma outra família o clã Aizu entre gerações da elite e samurais.
Nesta época, no Japão, o Shogun era Tokugawa Hidetaka que, temendo que a cultura européia seria nociva aos japoneses e também com medo que os europeus pudessem conquistar o Japão, começou uma política de isolamento fechando todos os portos aos navios ocidentais, mantendo apenas Hirado e Nagasaki abertos. Somente chineses e holandeses foram autorizados a usar uma parte do porto de Nagasaki. No final da era Tokugawa e começo da era Meiji (1868), o Japão sofreu inúmeras pressões externas para à abertura de seus portos ao comércio internacional, foi ai que o imperador Meiji, com apoio externo obteve o poder do Shogun e começou a combater todos Daimyos. Nesta época conturbada, o Japão também tinha que resolver seu problema demográfico, pois o aumento substancial da população provocaria a falta de suprimentos. Começou-se então um estímulo à emigração, primeiro para o Havaí depois para a Ásia, América do Norte e Brasil.
A família Aizu, que não apoiou o imperador, foi derrotada e desfraguimentada . Tanomo Saigo, herdeiro e detentor da tradição do Aikijiujitsu, escapou com vida das batalhas travadas contra os aliados do imperador, e começou a procurar alguma pessoa digna para receber a tradição de sua arte marcial, encontrando Shida Shiro, um aluno muito dedicado e com grande talento. Tanomo Saigo adotou e batizou Shida de Saigo Shiro e, ensinou-lhe todas as técnicas secretas do Aikijiujitsu. Shida Shiro também treinou na Kodokan e foi instrutor assitente de Jigoro Kano (fundador do Judô). Em um torneio aberto em 1889 Shida Shiro foi o grande campeão derrotando todos seus adversários. Podemos com certeza, afirmar que o Aikijiujitsu, a arte mãe do Aikido, teve grande influência na formação do Judô idealizado por Jigoro Kano. Shida Shiro começou então a sofrer pressões, de um lado Tanomo Saigo seu pai adotivo queria que seu dicípulo continua-se a manter a tradição ensinado as técnicas de Aikijiujitsu, e do outro lado havia o grande respeito que Shida possuía por Jigoro Kano, desta forma Shida optou por uma das saídas mais políticas possível, abandonando ambas as técnicas de Aiki e Judô.
Tanomo Saigo, decidiu então, transmitir a arte de sua técnica a Sokaku Taqueda que era neto de Soemon Taqueda, que por sua vez ensinou Tanomo Saigo . Após 9 anos de ensinamento Tanomo Saigo disse à Taqueda : - " O caminho da espada acabou, daqui em diante faça com que estas maravilhosas técnicas sejam conhecidas em todo lugar". Taqueda cumpriu fielmente os anseios de Tanomo, e viajou por todo o Japão ensinado as técnicas que ele então aprimorou e denominou como "Daitoryu Aiki-jutsu".

Sokaku Taqueda Morihei Ueschiba

Morihei Ueshiba ficou maravilhado pela arte de Sokaku Taqueda e passou a aprender Dait-ryu Aiki-jutsu. Os ensinamentos com Takeda levaram aproximadamente 10 anos. Neste meio tempo um acontecimento mudou profundamente a vida de O Sensei. Em 1919 seu pai ficou muito doente e faleceu, antes de seu pai falecer Morihei, que viajava para Tanabe para ver seu pai, passou na cidade de Ayabe onde a religião Omoto -kyu à pouco tempo fundada, possuía na época, um grande número de seguidores. Quando Morihei chegou em sua casa em Tanabe seu pai já hávia falecido. Morihei ficou então muito magoado e conturbado passando alguns meses em um quase isolamento alimentando-se mal e treinado exaustivamente nas montanhas. Morihei resolveu então vender as terras de seus ancestrais e mudou-se com sua esposa e seus filhos para Ayabe para estudar Omoto-kyu.
A religião Omoto foi fundada por Nao Degushi, uma camponesa que teve uma visão onde seria a vidente de um novo salvador. Nao conheceu Kisaburo Ueda , um mongol naturalizado japonês e presumiu que ele fosse o salvador de sua visão. Em 1900, Kisaburo casou-se com a filha de Nao Degushi e adotou o nome de Onisaburo Degushi, começando a nova seita religiosa com Nao Degushi. Quando o Sensei conheceu Onisaburo Degushi, Nao já havia morrido e Onisaburo era o líder da nova religião. Em Ayabe, Morihei Ueshiba, passava por grandes transtornos emocionais, a morte recente de seu pai, e logo após com a morte de seus dois filhos, isto levou Ô Sensei a engajar-se de uma maneira mais abrangente no aspecto religioso com o qual ele sempre se identificou.
A religião Omoto possui fundamentos quase iguais aos do Shintoismo, que é a religião tradicional do Japão, a qual mistura-se com seu próprio nascimento. Uma das fontes mais antigas sobre as tradições étnicas do Japão o "KOJIKI" (história das coisas antigas) conta a história mística do Japão, e relata que o shintoismo no começo era apenas um conjunto de crenças e práticas de cultos aos Kamis (deuses assosiados a quase tudo na natureza, montanhas, rios, árvores, animais, etc...). Não existe uma ostentação à credos, códigos éticos ou filosofias, mas apenas cerimônias de purificação, e rituais para manter o contato com os Kamis.

Os símbolos mais importantes do Shintoismo são, a espada, o espelho e a jóia , que segundo a lenda estariam ligadas a deusa do sol Amaterasu Omikamie e, ao primeiro imperador, Jimmu Tennô filho de Amaterasu que teria fundado em 660 aC, na ilha de Kyushu, o reino de Yamato, dando origem à história do Japão. Foi por influência da cultura taoista chinesa por volta de 1200 que o shintoismo passou a venerar o Tenno (imperador) como um Kami descendente de Amaterasu.
Em 1924, Morihei Ueshiba, chegou a fazer parte de um grupo de pessoas, que tendo Onisaburo como líder, foram até a Mongólia para fundar a central divina da religião Omoto. Onisaburo Degushi, pregava a paz universal, bem como o desarmamento, sendo contra o militarismo, que naquela época, possuía grande poder. O grupo foi preso sob acusação de conspiração contra o regime vigente. Morihei, Onisaburo e mais 4 pessoas foram condenados a morte. Sob intervenção de um membro do consulado japonês, os acusados foram salvos e retornaram ao Japão.

O incidente na Mongólia , fez com que Ô Sensei refliti-se mais a respeito da religião, passando a interpretar seu Budô , que então o denominava como aiki-Bujutsu para Aiki-Budô , dando um sentido mais espiritual . Em 1927 Degushi encorajou Morihei à seguir seu próprio caminho. Morihei foi para Tóquio e começou a dar aulas de Aiki-Budô. Durante esta época até 1942 , Ô Sensei, deu aulas para a família imperial, militares e diversas personalidades. Também em 1942, Ô Sensei , mudou e oficializou o nome de sua arte marcial para Aikido.
Com a escalada da II Guerra Mundial, Ô Sensei foi para Ywama, onde construiu um Dojo, deixando à seu filho Kishomaru Ueshiba, a chefia de seu Dojo em Tóquio. Daí para frente Ô Sensei viajou pelo Japão dando demonstrações sempre quando era convidado , e também , em 1961 , atendeu à um convite no Havai na única vez que deixou o Japão.

Em 1969, Morihei Ueschiba ficou muito doente e, prevendo que seu fim estivesse próximo, disse a seus alunos: "- Aikido é para todos. Não treinem por razões egoístas, mas para todas as pessoas, em todos os lugares." Aos 86 anos, sereno, morre Ô Sensei em 26 de abril de1969.

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